Nesse meio tempo houve a fusão de mundos, houveram épocas em que joguei pouco mas a conta foi crescendo de forma gradual e quase sempre constante.
Ikariam é um jogo de paciência e grandes progressos dependem principalmente de planejamento à longo prazo, portanto algumas das metas que planejei em 2014 foram concretizadas apenas recentemente...
Desde a última vez que postei algo neste blog não havia alcançado 1kk de pontos gerais. Atualmente estou em aproximadamente 3,9kk de pontos gerais.
Em 2014 estava com Futuro Científico (4), atualmente estou em Futuro Científico (10). Como foquei mais em alcançar o nível 10 em Futuro Científico, as outras pesquisas não progrediram rapidamente, necessitando de um replanejamento na questão de Pesquisas com a finalização dessa meta.
Bom, vou começar da fusão de servidores que ocorreu entre o final de 2014 e início de 2015.
Antes do início da Fusão de Servidores fiz uma pesquisa do melhor CONJUNTO de ilhas para estabelecer o local da minha conta no novo servidor pela chance de mudar as cidades de localização propiciadas pelo evento. Obtive algumas informações que podem ser relevantes:
- As ilhas possuem Monumentos fixos independentemente do servidor, ou seja, tanto faz se o servidor é o Alpha ou Beta, a ilha 33:33 sempre terá como Monumento o Bosque Sagrado de Hades, e isso se aplica em todos os servidores.
- Dependendo do conjunto de Milagres que você quer e que sejam vizinhas entre si, pode ser um trabalho maçante.
- Devido ao ponto anterior, pode ser interessante procurar ilhas em que o recurso mais utilizado (mármore e/ou vinho) contenham o milagre que você mais pretende utilizar
- Pondere se as vantagens que o conjunto de ilhas que você escolheu superam as desvantagens (por exemplo a distância, nível da ilha, presença/ausência de jogadores na ilha e nas vizinhanças, etc).
Escolhi um conjunto onde todas as minhas cidades pudessem se localizar nas ilhas vizinhas entre si, tendo a seguinte configuração:
- Forja de Hefesto em ilha de Mármore;
- Forja de Hefesto em ilha de Vinho;
- Templo de Posseidon em ilha de Enxofre;
- Colosso em ilha de Cristal.
Por questões estratégicas não irei divulgar as coordenadas desse conjunto (hahahahahahahaha por apenas 29,90 compre o e-book "Ikariam para Engenheiro de Produção" e obtenha a fórmula do sucesso) mas que serviu perfeitamente para a minha estratégia à longo prazo (que aliás está aproximadamente 75% concluída):
- 4 Cidades de Mármore;
- 3 Cidades de Vinho;
- 2 Cidades de Enxofre;
- 1 Cidade de Cristal.
Assim obtenho o milagre de Hefesto literalmente ativável 24h por dia (sendo que a duração do milagre é de um dia e a regeneração para 7 cidades com nível 5 e Ikaricracia é de um dia) e possibilidade de utilizar os milagres de Posseidon e Colosso para maior flexibilidade nas estratégias.
Foi a configuração que mais se aproximou do "ideal". Apesar de poder utilizar o Hefesto 24h com as 7 cidades, utilizando a forma de governo Teocracia é possível obter as mesmas 24h com apenas 6 cidades com tempo de recarga de 22h:24min, utilizando essa cidade que sobrou em uma ilha de Mármore ou Vinho que contivesse o Templo de Posseidon o que mudaria o tempo de recarga desse milagre (com Teocracia) de atuais 9h:36min para 6h:24min que efetivamente teria um tempo de recarga de 5h:36min para apenas 2h:24min (descontando a duração de 4h do milagre).
Entretanto essa mudança é inviável no servidor onde estou, porque a ilha mais próxima de Mármore com o Templo de Posseidon está à 1h e meia com o Monumento, Serraria e Pedreira em nível 1.
Uma estratégia que posso utilizar é usar a cidade móvel (já que possuo Residência do Governador e Palácio no nível 10) em uma ilha com Posseidon e construir um templo na cidade para alguma guerra envolvendo principalmente combates navais.
Uma implementação do jogo que aliviou muito a minha decisão foi a adição do edifício Cartas Náuticas, assim há mais opções para minhas estratégias sem prejudicar muito a ausência de mais cidades no Posseidon.
Algumas pessoas podem se perguntar porque não fixar então 11 cidades e manter uma móvel. Demoraria muito mais tempo até que eu conseguisse evoluir o Palácio e as Residências para o nível 11 no estilo em que jogo, sem ambrósias. Perder 5 slots para conseguir evoluir o Palácio durante pelo menos 1 ano é um pouco desvantajoso na minha visão. Como ainda sou estudante, não tenho o luxo de poder gastar dinheiro no jogo, mas pretendo, ao começar a trabalhar, gastar um pouco para diversão e entretenimento. Manter uma Dump e um Armazém nos níveis em que estão agora (32 e 33 respectivamente), usando o Elevador a Vapor já consigo espaço suficiente para evoluir o Palácio e as RGs para o nível 11. É basicamente uma questão pessoal minha de não querer gastar com futilidade o dinheiro que não seja propriamente provinda do meu esforço.
A questão de controle que mencionei 3 anos atrás pode ser realizada de várias formas. Eu utilizo o Excel, plotando dados sobre produção de recursos por hora, rendimento e manutenção, produção por hora de pontos de pesquisa em função da manutenção dos cientistas, etc. Com esses dados monto gráficos de forma a obter uma visualização global, ou na linguagem de produção, agregada, de tudo o que está acontecendo na minha conta.
Assim é possível verificar mais facilmente os gargalos da conta, em outras palavras é possível ver em quais pontos a conta está menos desenvolvida e que pode prejudicar o todo. Pode-se interpretar também se os gastos com algo é realmente necessário ou dispensável.
Ainda planejo incrementar mais ainda minhas tabelas do Excel e quem sabe posso disponibilizá-los aqui para quem esteja interessado.
Enfim, estou entrando em estágios finais daquilo que planejei anos atrás e logo mais preciso criar novos planos de longo prazo. Espero que gostem do conteúdo e possíveis dúvidas, sugestões e correções o blog está de portas abertas para o seu feedback. Boa leitura.
Tenho interesse em saber mais, você ainda joga?
ResponderExcluirEu faço Administração e gostei muito do blog, me identifiquei com o conteúdo (pois tem algumas semelhanças entre Eng Prod e Adm).
Caso seja possível, me avise sobre como entrar em contato.